quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

2013, o ano da Opuntia em Portugal?



E se de repente muita gente começar a falar sobre figo da índia, isso é... excelente!

Foi no final de 2011 que começámos este caminho, o de explorar o potencial do figo da índia. Quase por acaso a Teresa tropeçou na ideia, a história é contada neste video. Conquistou-a o facto de ser um fruto com potencial de super alimento e ainda por cima completamente adaptado às condições e recursos do Alentejo, que é como quem diz clima, água e qualidade do solo.
Ao mesmo tempo que se construiu a ideia de negócio, foi desencadeado o processo de dar a conhecer o fruto, a planta, a semente, tudo o que se pode fazer com estes produtos e os seus benefícios, em resumo: divulgar o figo da índia.

Em 2011 e 2012 foram vários os eventos promovidos para divulgar o consumo do fruto. Na CactusExtractus fizemos demonstrações, degustações, quem nos conhece sabe que não é preciso muito para engatarmos o modo: pitch do figo da índia.

A experiência de 2012 excedeu as nossas expectativas, a prova disso é que em poucas semanas esgotámos a colheita com as encomendas que recolhemos através do nosso site. Andávamos tão envolvidos na criação e divulgação da ideia, que quando começámos a receber o feedback positivo das encomendas, quase ficámos surpreendidos. É muito gratificante a sensação de trabalho recompensado!
E agora a sensação repete-se. Fevereiro de 2013 será provavelmente o mês em que mais se falou de figo da índia na comunicação social no nosso país. O esforço de divulgação de todos os produtores e promotores envolvidos despertou a atenção no mesmo dia de duas reportagens, uma no programa Biosfera (13min e 39seg) e outra no programa O Nosso Tempo.

Todas as semanas a Teresa ocupa parte da sua agenda a receber na Horta de São Pedro potenciais interessados em instalar pomares de figueiras da índia, ou simplesmente curiosos em saber mais sobre a planta e o fruto.

Será 2013 o ano em que a Opuntia ficus-indica (nome técnico da figueira) terá o seu arranque fulgurante em Portugal? Aqui na CactusExtractus estamos a torcer para que sim!

1 comentário:

  1. Olá. Gostaria de saber se é possivel visitar o vosso pomar? Se sim a que dias e quando tem vagas. Obrigada, Vanessa Marques

    ResponderEliminar