segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os trabalhos no pomar.

O pomar está literalmente em manutenção. Por ser o ano a seguir à plantação é preciso alguns cuidados extra. As plantas são ainda muito jovens e apesar da sua enorme resistência, é necessário garantir algumas condições para continuem a crescer a bom ritmo.

O campo está lindo, cheio de flores coloridas, dá gosto olhar para a paisagem. É mesmo um local maravilhoso para um dia de trabalho.

Mas por baixo deste prado estão as nossas figueiras da índia, que precisam de todo o sol que puderem apanhar. Por isso a primeira tarefa é desbastar as ervas que as cobrem. É um trabalho de precisão, que optámos por fazer em duas fases. Depois de marcar o local onde está cada figueira, passamos a roçadora para definir as filas onde estão as figueiras, é a primeira fase.

Antes da passagem com a roçadora.
Depois da passagem com a roçadora.
Em seguida é necessário fazer a limpeza manual junto das plantas, para garantir um bom perímetro em volta delas completamente desimpedido. Desta forma irão beneficiar de todo o sol que precisam.
Fila depois de terminada a limpeza
Ao mesmo tempo que limpamos também fazemos a poda das plantas. As obras artísticas que os coelhos nos deixaram podem colocar em causa o correto crescimento das figueiras, pois comprometem aquilo que será a base de uma planta que se quer robusta e com um formato que facilite a apanha dos frutos.
Antes da poda
Depois da poda
Dá trabalho é verdade, mas vale cada minuto, pois assim tentamos assegurar um pomar em excelentes condições para produzir muitos e suculentos figos da índia!
Da poda ainda vamos conseguir novas plantas para substituir aquelas que não sobreviveram, felizmente não são muitas. Ou seja a fase seguinte é: a retancha.

E no final do dia é excelente olhar para o campo florido, mas com as filas das nossas figueiras da índia à vista. 

Saudações dos jovens agricultores de serviço.
Mais fotos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário