domingo, 13 de abril de 2014

ENFINDIA - o encontro

Comissão organizadora do ENFINDIA


Realizou-se ontem o ENFIDIA - 1º Encontro Nacional do Figo da Índia, em Évora.
Foi um dia de palestras, discussão, partilha de conhecimento, divulgação, mas principalmente foi o dia em que se juntaram as pessoas que em Portugal estão envolvidas no projeto de tornar o figo da índia um produto português.

O encontro contou com cerca de 380 pessoas, entre participantes, patrocinadores, oradores e organização. Este número é bastante representativo do interesse e da relevância que o figo da índia está a ganhar a nível nacional.
Os assuntos tratados cobriram o ciclo completo de preparação de projeto, instalação de pomar, tratamento e manutenção, colheita, processamento e várias aplicações tanto do fruto como da planta. Cruzaram-se produtores já instalados com potenciais produtores, o que permitiu uma partilha de conhecimento e experiência. Especialistas de várias áreas, como certificação, processamento, embalamento, armazenamento, comercialização falaram da aplicação destes temas à produção de figo da índia.
Desta forma o ENFINDIA tentou promover o cruzamento de informações e o esclarecimento de todos os que pretendem investir nesta cultura em Portugal, de forma a transmitir a evidente relevância comercial que pode ter no mercado nacional e internacional.
Foi ainda apresentada a recém criada cooperativa de produtores de figo da índia, a Exotic Fruits NewFlavors, CRL, que no ENFINDIA recolheu já as primeiras dezenas de potenciais cooperadores.
Em breve o ENFINDIA irá disponibilizar no seu site resumos das apresentações dos oradores, de forma a que esta informação esteja disponível para todos os interessados.
O objetivo principal do encontro foi certamente atingido: promover uma jornada de partilha e discussão sobre a produção de figo da índia. O nível atingido de participação nos debates e sessões de esclarecimento levou a que o encontro tivesse estendido a sua duração para além do previsto, sinal de que muito havia para falar e provavelmente muito ficou ainda por dizer.

Para a CactusExtractus este encontro proporcionou a possibilidade de confirmar o seu trabalho de 3 anos e juntamente com os outros pioneiros desta produção partilhar a experiência, mas principalmente a oportunidade de ter acesso, num só dia, a tantas fontes úteis de informação.
Gostamos do nosso produto e é um prazer discuti-lo com os nossos pares.

Sem comentários:

Enviar um comentário