Mostrar mensagens com a etiqueta óleo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta óleo. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Video - quais os próximos passos para a CactusExtractus?

Uma das maiores forças dos nossos projetos baseados em Figo da Índia, são as parcerias que estamos sempre a estabelecer e os apoios que procuramos.

Um dos projetos que nos tem apoiado é o Alentejo Empreende, através da ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

No âmbito desse apoio foi feito este video, onde a Teresa fala sobre os próximos passos para a CactusExtractus e o seu processo de produção de óleo, o Cactus Alchemy (visitem a loja online).

Ficámos muito contentes com o resultado, e até tratámos de o legendar em inglês. 

Quem nos acompanha desde o início deve notar que fizemos um longo caminho desde os primeiros videos até este. Esta também é uma boa sensação, a de estarmos mais confortáveis a falar sobre o nosso projeto, principalmente a Teresa, a quem nunca faltou nem paixão nem certeza de que esta era a aposta a fazer. Mas de certeza que muitos empreendedores concordam, que isso não é a mesma coisa que ter de falar sobre a ideia e o projeto e ser bem sucedido nessa comunicação :)



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cheira bem, cheira a: Alfazema, Sálvia, Alecrim, Tomilho

O outro título deste post podia ser: como ter uma colheita em 2 meses.
É verdade, a Chá Bravo fez a sua primeira colheita de ervas aromáticas. E a erva que foi produtiva em 2 meses foi a Sálvia. Bateu as nossas expectativas mais ambiciosas.
Em Maio começámos a plantar 0,5ha de Sálvia, mais coisa menos coisa 20.000 pés. Ficámos com um campo repleto de pontinhos verdes. Durante estes 2 meses, foram cuidadosamente vigiadas e tivemos de regá-las pontualmente, pois são muito novinhas para aguentar a canícula de quase 40º que se fez sentir nesta zona do Alentejo. Controlámos as infestantes, porque estamos a fazer uma plantação sem tela protetora anti-infestantes e tentámos controlar a pior das pragas que temos na quinta: os coelhos. O Pedro e o Sérgio, que estão a fazer estágio connosco, tentaram povoar a plantação:


Aparentemente as ervas em causa não são alimento de coelhos e ao fim de algumas tentativas acabaram por deixar as pobres em paz.
Finalmente há alguns dias terminámos a primeira colheita. E obtivemos quase 300kg de Sálvia, estamos verdadeiramente contentes!

O que fazer com os 300kg? Aprender!

Agora 232Kg estão a servir para testar vários processos de secagem. Como fomos quase apanhados de surpresa por esta produtividade tão elevada, tivemos de recorrer a alguma improvisação. O que no final está a provar-se bastante positivo porque nos obriga a aprender de base os princípios da secagem, porque é que uma dada temperatura funciona, porque é que é preciso haver ventilação, etc. Não foi só receber o equipamento (túnel de secagem), enfiar as plantas lá dentro e esperar. Há-de ser assim, mas por agora estamos a aprender pelo método experimental.
Como em todas as experiências, há testes que correm menos bem, e com eles aprendemos. Mas no geral os resultados são positivos.
Um dos túneis de secagem improvisados pelo Sérgio e pelo Pedro

Com os restantes 68kg fizemos uma destila. Ou seja recorremos ao processo de destilação para  obter o óleo essencial da Sálvia.
Exemplo de instalação de destila de ervas aromáticas - de Willemine de Jongh
Com esta destila conseguimos 6dl de óleo, uma excelente proporção, que é o produto principal.
Frascos com o óleo obtido da primeira colheita Chá Bravo - Sálvia

Mas da água que é usada para este processo ainda se obtém um sub-produto interessante que é o hidrolato de Sálvia. É uma água de cheiro, uma espécie de água floral. Temos 72lt para começar.

Agora em simultâneo com estas experiências e testes, vamos começar a distribuir amostras da Sálvia seca para potenciais clientes já contactados. Mas é muito provável que ainda venham a poder experimentar esta e as outras ervas em lindos pacotinhos que estamos a preparar.
O óleo e o hidrolato vão ser analisados por quem nos pode dizer qual a qualidade que têm.

Mas é um prazer continuar a olhar para o campo já colhido e ver que em breve terá nova produção prontinha!
Campo de Sálvia após primeira colheita de 2013
Qual será a próxima a estar pronta? A aposta da maestrina Teresa Laranjeiro, vai para o Tomilho.


Ou será o Alecrim?


Podem acompanhar atualizações sobre esta produção na página do facebook da Chá Bravo.


sábado, 26 de maio de 2012

Post-it da ideia (atualizado)



O nosso poder de improviso aumenta a cada dia.

Pediram-nos um post-it sobre a nossa ideia. Cá está ele!

E depois a Teresa foi fotografada com ele, a galeria completa aqui.





sexta-feira, 11 de maio de 2012

Figo da Índia, faz bem a quê?

O figo da índia tem muitas propriedades. Para além de muito fresco, sumarento e doce, tem várias características que o tornam um alimento funcional muito interessante.
Continuamos a fazer diagramas para organizar a informação sobre o figo da índia e os produtos que podemos obter deste fruto. Aqui fica o mais recente. Afinal o figo da índia faz bem a quê?


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Figueira da Índia, para que serve?

Fizemos um diagrama sobre as utilizações da figueira da índia. São imensas... com este diagrama sistematizámos a informação. Agora vamos usar como base para algo mais interessante, uma representação gráfica vestida a rigor!