Os figos da índia são fruta de verão. Começam a surgir por volta do mês de Julho, mas é em Agosto que atingem o grau certo de amadurecimento, quando ficam doces e suculentos. É possível mantê-los durante semanas, pois sendo fruto do cacto está desenhado para ser resistente. Mas quando chega o inverno só resta esperar pela colheita seguinte.
O objectivo da CactusExtractus é permitir que o figo da índia possa ser consumido em qualquer altura do ano. Isso torna-se possível através da sua transformação em polpa. Com a polpa podem ser produzidos todos o tipo de produtos de figo da índia: compotas, gelados, sumos, sobremesas e provavelmente todas as receitas que a inspiração trouxer.
Tivemos a primeira produção de polpa congelada em 2013. Com ela demos a provar granizados no Greenfest, está a ser produzida compota e iniciámos uma experiência piloto com a chef Mariana Cardoso.
Durante as próximas semanas passem pelo restaurante Fumeiro de Santa Catarina e peçam o especial do momento com figo da índia. Durante o jantar observem a mesa, pois nela estará a nossa infografia.
O restaurante Fumeiro de Santa Catarina fica na Travessa do Alcaide, 4C, Lisboa, telefone 926 409 775 - 213 471 002.
Mostrar mensagens com a etiqueta fruto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta fruto. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
2013 já lá vai
Estamos já a trabalhar nos objectivos que queremos atingir em 2014. Mas temos que celebrar as 3556 pessoas que nos visitaram por aqui durante 2013.
Vamos ter novidades em breve, esperamos um ano bastante animado. Deixamos a nossa infografia que resume muito bem tudo o que se pode obter com a figueira da índia (Opuntia Ficus Indica) e os seus figos.
Voltamos já :)
Vamos ter novidades em breve, esperamos um ano bastante animado. Deixamos a nossa infografia que resume muito bem tudo o que se pode obter com a figueira da índia (Opuntia Ficus Indica) e os seus figos.
Voltamos já :)
domingo, 26 de agosto de 2012
Chegaram os figos e estão deliciosos!
Com o calor chega o figo da índia. Bem madurinho e suculento.
Apesar de alguns contratempos, com coelhos e vacas gulosas, a colheita foi razoável e os figos estão no ponto para serem provados. Conseguimos juntar as 3 variedades:
Apesar de alguns contratempos, com coelhos e vacas gulosas, a colheita foi razoável e os figos estão no ponto para serem provados. Conseguimos juntar as 3 variedades:
Como prometido os figos estarão disponíveis sem picos. Estão a ser seleccionados e limpos um a um. Claro que já os provámos e comprovámos que regressaram este ano tão doces e sumarentos como sempre.
Agora é o momento de os dar a conhecer a quem nunca os provou e a recordar a quem não os prova há muito tempo. Os tais que A minha avó diz que se come vão brevemente chegar a quem os encomendou aproveitando a promoção de lançamento da colheita 2012.
Boa prova!
sábado, 9 de junho de 2012
Figo da índia em prezi
O figo da índia come-se é delicioso e agora tem um prezi para mostrar isso!
Em breve teremos receitas disponíveis.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Curiosidade sobre o figo da índia
Opuntia (de acordo com Alexander von Humboldt), era uma palavra oriunda do Haiti e absorvida pela língua espanhola por volta do ano 1500.
O seu consumo como alimento humano remonta há pelo menos 9000 anos.
E sim estamos orgulhosos por ser o fruto da CactusExtractus. Iremos continuar a partilhar algumas curiosidades.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Figo da índia... isso come-se?
Os figos da índia são frutos da planta opuntia ficus indica. A Opuntia é um cacto, com a característica dos cactos: as suas folhas são na verdade PICOS. Por isso surge muitas vezes a questão: isto come-se? Também é comum ouvir alguém dizer: a minha avó dizia que era bom para comer, até tinha uma técnica para lhes tirar os picos.
A técnica de tirar os picos varia bastante, o que não varia é o facto de serem deliciosos como fruto. São doces, sumarentos, com um sabor muito suave e vêm em várias cores.
O fruto come-se. Mas também se usa para fazer sumos, compotas, geleias, xaropes, licores e mesmo vinagre. Se quisermos juntar alguma cor às receitas podemos usar o figo da índia como corante natural. Particularmente a variedade púrpura, que dá um tom que varia entre o rosa e o púrpura, dependendo da concentração.
Em 2011 houve até um concurso de Aromas e Sabores com Figo da Índia. A Teresa passou uma semana inteira a testar receitas, o que deu origem a um post.
No concurso ficou demonstrado que é mesmo possível fazer todo o tipo de receitas utilizando o figo da índia, fosse como ingrediente principal, aroma, espessante ou corante.
Mas a verdade é que o figo da índia como alimento tem muito mais que se lhe diga. Tem um rol invejável de características funcionais:
- Antidiabético
- Anti-inflamatório
- Antioxidante
- Reforça o sistema imunitário
- Ajuda a reduzir o colesterol
- Fonte de sais minerais como cálcio e magnésio
- É usado em dietas para perda de peso, pois tendo um nível calórico baixo, é uma excelente fonte de fibras.
Há quem conheça os figos da índia, mas com outro nome. Alguns exemplos são tabaibo, figo de piteira... mas há mais, muitos mais...
Subscrever:
Mensagens (Atom)



