Mostrar mensagens com a etiqueta jovem agricultor. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta jovem agricultor. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Os trabalhos no pomar.

O pomar está literalmente em manutenção. Por ser o ano a seguir à plantação é preciso alguns cuidados extra. As plantas são ainda muito jovens e apesar da sua enorme resistência, é necessário garantir algumas condições para continuem a crescer a bom ritmo.

O campo está lindo, cheio de flores coloridas, dá gosto olhar para a paisagem. É mesmo um local maravilhoso para um dia de trabalho.

Mas por baixo deste prado estão as nossas figueiras da índia, que precisam de todo o sol que puderem apanhar. Por isso a primeira tarefa é desbastar as ervas que as cobrem. É um trabalho de precisão, que optámos por fazer em duas fases. Depois de marcar o local onde está cada figueira, passamos a roçadora para definir as filas onde estão as figueiras, é a primeira fase.

Antes da passagem com a roçadora.
Depois da passagem com a roçadora.
Em seguida é necessário fazer a limpeza manual junto das plantas, para garantir um bom perímetro em volta delas completamente desimpedido. Desta forma irão beneficiar de todo o sol que precisam.
Fila depois de terminada a limpeza
Ao mesmo tempo que limpamos também fazemos a poda das plantas. As obras artísticas que os coelhos nos deixaram podem colocar em causa o correto crescimento das figueiras, pois comprometem aquilo que será a base de uma planta que se quer robusta e com um formato que facilite a apanha dos frutos.
Antes da poda
Depois da poda
Dá trabalho é verdade, mas vale cada minuto, pois assim tentamos assegurar um pomar em excelentes condições para produzir muitos e suculentos figos da índia!
Da poda ainda vamos conseguir novas plantas para substituir aquelas que não sobreviveram, felizmente não são muitas. Ou seja a fase seguinte é: a retancha.

E no final do dia é excelente olhar para o campo florido, mas com as filas das nossas figueiras da índia à vista. 

Saudações dos jovens agricultores de serviço.
Mais fotos aqui.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Jovens agricultores onde andais?

Jovens agricultores em formação


A CactusExtractus tem dois outros projetos 'irmãos'. Um é a Sobremesa da Vida e outro a Chá Bravo.
Ambos os projetos têm como objetivo a instalação de explorações agrícolas na Horta de São Pedro, no Vimieiro - Alentejo. E ambos prevêem produção em modo biológico e a instalação de jovens agricultores que são mesmo irmãos, eu e o meu irmão Tiago.

A Sobremesa da Vida é a empresa que explora o pomar de figos da índia que já tem sido apresentado neste blog. É uma empresa de fruticultura.

A Chá Bravo está a iniciar o processo de instalação de uma exploração de aromáticas, alecrim, alfazema e erva cidreira.

Agora chegou o momento de começar a formação obrigatória de jovem agricultor. Esta formação é composta por 4 módulos, sobre temas como:

  • Formação básica de agricultura. O que parece muito bem, já que nenhum de nós tem experiência nesta área, precisamos de aprender quase tudo...
  • Formação específica para a orientação produtiva da exploração. Fruticultura para mim e Horticultura para o Tiago (pois é não há só de aromáticas...).
  • Gestão de empresa agrícola. Não faço ideia o que esperar aqui, será assim tão diferente da gestão de empresa? É a única área em que ambos temos experiência, estamos curiosos.
  • Componente prática em contexto empresarial. Não é bem um estágio, não é bem uma formação em sala, precisamos de encontrar mais informação sobre esta.
Parto sempre para uma formação com uma sensação de "vou aprender coisas novas" e o entusiasmo inerente a isso. Por isso o início do módulo sobre Horticultura e Fruticultura foi um momento de expectativa, e nem os 150km que temos de fazer para chegar à Lourinhã todos os dias em que há formação, me demovem.

As primeiras impressões irei deixá-las noutro post.

Por agora deixo o espanto que sinto por não encontrar ab-so-lu-ta-men-te nada escrito na internet sobre a experiência de quem já fez esta formação. Nem um blog, nem um tweetzinho, nem um facebook... apenas empresas que desenvolvem estas ações de formação.
Será que não há interesse em deixar testemunho sobre a formação, trocar impressões, ajudar quem irá fazer a formação no futuro? Esta formação acontece desde 2007, pode dizer-se que já tem História... onde está ela escrita?