Mostrar mensagens com a etiqueta figo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta figo. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Overnights !!!

O que é um Overnight?
"Um verdadeiro pequeno almoço ou lanche que mais parece uma sobremesa. Tem uma receita base mas a grande vantagem é que de poder variar todos os dias, de acordo com os seus gostos e com os ingredientes que têm à disposição em casa. Para preparar basta colocar as diferentes camadas num frasco de vidro, tapá-lo e guardar durante a noite, no frigorífico. Aguentam até 2 dias no frigorífico.
Receita Base
1ª camada: 3 colheres (sopa) flocos aveia + 2 colheres (sopa) leite
2ª camada: fruta (figo da india, maça, morangos, banana, frutos vermelhos, manga, kiwi, etc)
3ª camada: iogurte (grego magro, natural, com sabores)
opcional: sementes (chia, linhaça, sésamo, girassol, abóbora, etc)
frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs, etc)
canela em pó
raspa limão, lima ou laranja
açúcar, mel ou adoçante "

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Greenfest 2014 - o ano do gelado!




Nos próximos dias 9, 10, 11 e 12 de Outubro é de sustentabilidade que se vai falar pelo Estoril. Será a 7ª edição do Greenfest que acontece no Centro de Congressos do Estoril. Há um programa muito completo, de palestras, debates, apresentação de ideias, atividades, tudo focado na sustentabilidade e com muita inovação à mistura.
"É o maior evento de sustentabilidade do país e celebra anualmente o que de melhor se faz ao nível da sustentabilidade nas vertentes  ambiental, social e económica." - www.greenfest.pt

Durante o evento haverá a mostra de ideias sustentáveis - a Greenfair. E pela 3ª vez a CactusExtractus irá estar presente, a provar que os nossos produtos de figo da índia são 100% sustentáveis, biológicos e... deliciosos.
A CactusExtractus para além do óleo de figo da índia (cosmético facial), produz polpa de figo da índia. Com a polpa é possível produzir deliciosas receitas. Este ano com a polpa de figo da índia vamos ter uma saborosa novidade: gelado de figo da índia! E a melhor parte é que não será confeccionado por nós, que de gelados percebemos apenas sobre a parte de os comer... mas para saber mais sobre isso o melhor é mesmo passar por lá para provar!



Este fim-de-semana espera-se um tempo agradável, que tal um passeio até ao Estoril, visitar o Greenfest e provar uma bola de gelado de figo da índia? Estamos no stand 99.

quarta-feira, 5 de março de 2014

ENFINDIA 2014



ENFINDIA 2014 é o 1º Encontro Nacional do Figo da Índia.
Vai acontecer dia 12 de Abril em Évora (Évora Hotel).

Tudo o que precisam de saber está no site do ENFINDIA.

Vai ser um dia inteiro dedicado em exclusivo ao Figo da Índia.
Encontro Nacional que proporcionará o contacto com o que se está a fazer em Portugal com o figo da índia, acrescentando uma panorâmica do que se faz em Itália pela voz do Dr. Paolo Inglese, Professor e Investigador da Universidade de Palermo.

Os produtores existentes, bem como os futuros produtores, terão acesso a informação sobre a plantação, colheita, armazenamento, conservação e comercialização das suas produções.

Ponto de encontro entre produtores e indústrias transformadoras onde haverá oportunidade de encontrar formas de escoar a produção dos primeiros e de aprovisionar os segundos.

A distribuição é também um dos temas que irá estar em foco, nomeadamente através da divulgação do que tem vindo a ser feito para promover o figo da índia português nos mercados externos.

Inscrições aqui.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

2013 já lá vai

Estamos já a trabalhar nos objectivos que queremos atingir em 2014. Mas temos que celebrar as 3556 pessoas que nos visitaram por aqui durante 2013.
Vamos ter novidades em breve, esperamos um ano bastante animado. Deixamos a nossa infografia que resume muito bem tudo o que se pode obter com a figueira da índia (Opuntia Ficus Indica) e os seus figos.
Voltamos já :)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cheesecake de queijo de cabra e figo da índia



Esta receita foi um dos grandes sucessos que apresentámos no GreenFest.

Ingredientes para 6 doses
200ml de natas
200gr de mascarpone
100gr de açúcar
150gr de queijo de cabra
100gr de bolacha Maria
40gr de manteiga
Compota de figo da índia qb
Amêndoa laminada para decoração

Preparação
Bater as natas, adicionar o açúcar, o mascarpone e o queijo de cabra sem casca e desfeito com as mãos, bater até ficar homogéneo.
Triturar a bolacha e acrescentar a manteiga amolecida, misturar com as pontas dos dedos até formar uma massa esfarelada.
Montar em copos individuas, primeiro a massa da bolacha e depois o creme de queijo de cabra, por cima colocar doce de figo da índia e decorar com amêndoa laminada.

sábado, 1 de setembro de 2012

O pomar é picnic para os coelhos

O nosso pomar vai crescendo e este ano até já tem figos.



As plantas aguentaram com poucas baixas as geadas e depois o verão tórrido. Mas a maior ameaça que enfrentam é o ataque que os coelhos lhes fazem.
O pomar é um autêntico parque de merendas para eles, e nem precisam de trazer comida, porque o parque tem em abundância.

Aqui ficam algumas imagens do tratamento que dão a algumas das plantas. Claro que não comem os figos... estão verdes. Bandidos!





domingo, 26 de agosto de 2012

Chegaram os figos e estão deliciosos!

Com o calor chega o figo da índia. Bem madurinho e suculento.

Apesar de alguns contratempos, com coelhos e vacas gulosas, a colheita foi razoável e os figos estão no ponto para serem provados. Conseguimos juntar as 3 variedades:


Como prometido os figos estarão disponíveis sem picos. Estão a ser seleccionados e limpos um a um. Claro que já os provámos e comprovámos que regressaram este ano tão doces e sumarentos como sempre.
Agora é o momento de os dar a conhecer a quem nunca os provou e a recordar a quem não os prova há muito tempo. Os tais que A minha avó diz que se come  vão brevemente chegar a quem os encomendou aproveitando a promoção de lançamento da colheita 2012.
Boa prova!

sábado, 9 de junho de 2012

Figo da índia em prezi



O figo da índia come-se é delicioso e agora tem um prezi para mostrar isso!

Em breve teremos receitas disponíveis.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Uma demonstração de figo da índia

No último sábado decidimos apresentar o protótipo, no 6º bootcamp do Energia de Portugal. A representação do nosso produto mínimo viável.
Tivemos de ultrapassar apenas um detalhe... não há figos nesta altura do ano.
Só haverá figos no início do Verão, pois só nessa altura estarão maduros e deliciosos.

O que tínhamos para demonstrar o nosso produto? Juntámos uma lista bem jeitosa:
Óleo de sementes, flores secas da figueira, pó de nopal (palmas), licor de figo da índia, uns figos do ano passado e ainda conseguimos fazer uma degustação de compotas de figo da índia.
E claro que não podiam faltar as próprias figueiras!
Objectivo: dar a conhecer o figo da índia e as suas várias aplicações.

Correu muito bem, falámos com muitos colegas do Energia de Portugal, que nos encheram de perguntas. Foi um momento em que nos desdobrámos em conversa à volta do figo da índia, e isso foi óptimo!

A demonstração tinha atingido o seu objectivo.

Daqui saiu uma nova ideia, vem aí nova landing page, porque temos um novo objectivo: encontrar os primeiros interessados em experimentar a primeira colheita de figos deste ano. Provar o finalmente o fruto de que se começa a falar. Mais novidades em breve.

Vejam as fotos da demonstração:

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Promessa de figos


Tudo começa assim. Estes rebentos podem transformar-se em palmas ou figos.

Este era o aspecto que tinham no início de Maio, na quinta da Teresa.

É uma promessa de uma colheita!


domingo, 20 de maio de 2012

Voilá! Landing Page.

Para caçar BA (Business Angels) precisamos de (entre outras coisas) WDD (Web Developer and Designer).
E com WDD temos como resultado, duas Landing Pages.

Visitem, há uma sobre o figo da índia e outra sobre o óleo das suas sementes:


A propósito, amigos é um dos FFF desta fase da startup - Family, Friends and Fools :)


sábado, 19 de maio de 2012

Nasceu... uma infografia!


Temos andado a fazer diagramas para nos ajudar a organizar a informação sobre figo da índia e a figueira.
A grande dificuldade de quem está apaixonado por uma ideia é conseguir destacar apenas o mais relevante porque... tudo parece muito relevante. Quando nos fazem perguntas a tentação de inundar a pessoa com toda a informação que temos é enorme.
Com estes diagramas tentamos resistir e treinar-nos para aproveitar da melhor maneira a atenção que nos dão, é preciosa e escassa sabemos isso!

Dos diagramas nasceu esta infografia. Estamos muito orgulhosos dela! Muito obrigado à Catarina a nossa designer e criativa de serviço, que um dia irá deliciar-se com os nossos figos.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Curiosidade sobre o figo da índia




Opuntia (de acordo com Alexander von Humboldt), era uma palavra oriunda do Haiti e absorvida pela língua espanhola por volta do ano 1500.

O seu consumo como alimento humano remonta há pelo menos 9000 anos.

E sim estamos orgulhosos por ser o fruto da CactusExtractus. Iremos continuar a partilhar algumas curiosidades.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Figo da Índia, faz bem a quê?

O figo da índia tem muitas propriedades. Para além de muito fresco, sumarento e doce, tem várias características que o tornam um alimento funcional muito interessante.
Continuamos a fazer diagramas para organizar a informação sobre o figo da índia e os produtos que podemos obter deste fruto. Aqui fica o mais recente. Afinal o figo da índia faz bem a quê?


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Figueira da Índia, para que serve?

Fizemos um diagrama sobre as utilizações da figueira da índia. São imensas... com este diagrama sistematizámos a informação. Agora vamos usar como base para algo mais interessante, uma representação gráfica vestida a rigor!


terça-feira, 1 de maio de 2012

Figo da índia... isso come-se?

Os figos da índia são frutos da planta opuntia ficus indica. A Opuntia é um cacto, com a característica dos cactos: as suas folhas são na verdade PICOS. Por isso surge muitas vezes a questão: isto come-se? Também é comum ouvir alguém dizer: a minha avó dizia que era bom para comer, até tinha uma técnica para lhes tirar os picos.

A técnica de tirar os picos varia bastante, o que não varia é o facto de serem deliciosos como fruto. São doces, sumarentos, com um sabor muito suave e vêm em várias cores.

O fruto come-se. Mas também se usa para fazer sumos, compotas, geleias, xaropes, licores e mesmo vinagre. Se quisermos juntar alguma cor às receitas podemos usar o figo da índia como corante natural. Particularmente a variedade púrpura, que dá um tom que varia entre o rosa e o púrpura, dependendo da concentração.

Em 2011 houve até um concurso de Aromas e Sabores com Figo da Índia. A Teresa passou uma semana inteira a testar receitas, o que deu origem a um post.
No concurso ficou demonstrado que é mesmo possível fazer todo o tipo de receitas utilizando o figo da índia, fosse como ingrediente principal, aroma, espessante ou corante.




Mas a verdade é que o figo da índia como alimento tem muito mais que se lhe diga. Tem um rol invejável de características funcionais:
  • Antidiabético
  • Anti-inflamatório
  • Antioxidante
  • Reforça o sistema imunitário
  • Ajuda a reduzir o colesterol
  • Fonte de sais minerais como cálcio e magnésio
  • É usado em dietas para perda de peso, pois tendo um nível calórico baixo, é uma excelente fonte de fibras.

Há quem conheça os figos da índia, mas com outro nome. Alguns exemplos são tabaibo, figo de piteira... mas há mais, muitos mais...