Mostrar mensagens com a etiqueta figueira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta figueira. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

cof cof cof-igo da índia


 Há coisas que quando têm de ser resolvidas, temos pressa em vê-las passar e os sintomas das constipações são de certeza um desses casos. A célebre expressão que vem a seguir a um espirro: Pronto, já estou! ou Acho que já apanhei qualquer coisa! muitas vezes é seguida do rol completo que nos deixa caídos e moídos, com os lenços sempre à mão.
Com as constipações da época, um dos grandes incómodos é sem dúvida a tosse. Essa coisa terrível que não nos deixa dormir, que nos ataca nos piores momentos, nos deixa sem ar e que nos faz ter consciência de músculos que nem nos lembramos que temos. Para além disto tudo ainda acaba por ser um dos veículos de contágio de gripes e constipações. Tomamos antibióticos, comprimidos para a febre, para as dores de cabeça, para as dores de corpo e o tal xarope para a tosse.

Pois uma das utilizações tradicionais da figueira da índia é precisamente para fazer xarope para a tosse, nem mais nem menos. Para acalmar a tosse e como tratamento para a tosse convulsa. São principalmente testemunhos orais, passados de geração em geração, mas encontrámos um artigo de jornal australiano de 1931 e várias referências como esta. Ainda não se trata de um dado científico, mas sim de conhecimento empírico passado de geração em geração. Deixamos a sugestão de aproveitarem as palmas da figueira da índia que se encontram um pouco por todo o lado para fazer este xarope que será perfeito para esta época do ano.


Para fazer o xarope deve-se cortar longitudinalmente uma palma de figueira da índia sem as separar completamente, no interior de cada metade barrar com cerca de 150gr de açúcar (depende do tamanho da palma), volte a fechar a palma e aperte com cordel. Coloque na vertical numa taça. Durante um dia um gel irá escorrer para a taça, é o xarope!



Contem-nos como foi a experiência, nós achámos bastante mais agradável do que qualquer xarope e o efeito calmante da tosse confirmou-se.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

2013 já lá vai

Estamos já a trabalhar nos objectivos que queremos atingir em 2014. Mas temos que celebrar as 3556 pessoas que nos visitaram por aqui durante 2013.
Vamos ter novidades em breve, esperamos um ano bastante animado. Deixamos a nossa infografia que resume muito bem tudo o que se pode obter com a figueira da índia (Opuntia Ficus Indica) e os seus figos.
Voltamos já :)

domingo, 14 de abril de 2013

A retancha do pomar

Com a chegada do tempo sem chuva podemos finalmente começar a pensar nos trabalhos que é preciso fazer no pomar das figueiras da índia. Passou o ano zero em que o instalámos, entra o ano 1 em que fazemos contas às plantas que ainda temos. A equação é simples: [plantas colocadas] - [baixas provocadas pelos coelhos] - [baixas provocadas pelas geadas] = [plantas para a colheita deste ano]
Ainda não sabemos ao certo o resultado, mas num relance parece animador.
Próximos passos são:
  • Planear os trabalhos de retancha
  • Limpar as ervas que cresceram no pomar
  • Cortar os pedaços das plantas que podem gerar novas plantas
  • Retanchar, que é como quem diz replantar onde morreram plantas
Papel, post-its, caneta: Plano!
Algumas plantas ficaram com formatos curiosos, graças ao talento de escultura dos coelhos, agora temos de cortá-las para que ao crescer não tenham pontos fracos. Alguns dos pedaços que vamos cortar irão servir para fazer a retancha das plantas que não sobreviveram.

São 77 filas de figueiras com mais de 6.000 plantas para monitorizar. É uma tarefa que parece gigante, por isso... que se comece já!




sábado, 1 de setembro de 2012

O pomar é picnic para os coelhos

O nosso pomar vai crescendo e este ano até já tem figos.



As plantas aguentaram com poucas baixas as geadas e depois o verão tórrido. Mas a maior ameaça que enfrentam é o ataque que os coelhos lhes fazem.
O pomar é um autêntico parque de merendas para eles, e nem precisam de trazer comida, porque o parque tem em abundância.

Aqui ficam algumas imagens do tratamento que dão a algumas das plantas. Claro que não comem os figos... estão verdes. Bandidos!





sexta-feira, 25 de maio de 2012

Promessa de figos


Tudo começa assim. Estes rebentos podem transformar-se em palmas ou figos.

Este era o aspecto que tinham no início de Maio, na quinta da Teresa.

É uma promessa de uma colheita!


quarta-feira, 9 de maio de 2012

A figueira da índia pode combater derrames de petróleo

Uma investigadora da University of South Florida estuda a hipótese de ser possível combater derrames de petróleo, com pó produzido da folha da figueira da índia. Promissor! O artigo aqui.