Mostrar mensagens com a etiqueta salvia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta salvia. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Chá Bravo - On the air!


Hoje começou o Greenfest, e com ele apresentámos os nossos produtos Chá Bravo.

Estão convidados a vir conhecer os produtos feitos com a sálvia da colheita deste ano. No nosso stand podem encontrar em primeira mão:

Óleo Essencial de Sálvia
 
Água Floral de Sálvia
E claro que também temos a própria erva aromática disponível para venda.

Façam-nos uma visita, porque temos mais novidades! Estamos no stand 19 do espaço Greenfair, no Greenfest.



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Greenfest - Vamos sair à rua!

Pode dizer-se que a rentrée nos deixou bastante ocupados. Estivemos preparar o lançamentos dos nossos primeiros produtos.
Produtos que surgem após 2 anos de projeto CactusExtractus, com os seus projetos 'irmãos' Sobremesa da Vida com o pomar de figueiras da índia e Chá Bravo com a plantação de ervas aromáticas. Surgem como o primeiro resultado de um caminho que começou na plantação e acaba em frasco 100% natural e 99% biológico (o nosso moinho ainda não tem o pedigree biológico mas está a caminho de o ter).
Andámos tão embrenhados em todo o processo de desenvolvimento dos produtos que de repente percebemos que vamos sair à rua com eles. E lançámos mãos à obra para lhes dar uma forma e um nome.

Alchemy - óleo de sementes de figo da índia
Não temos falado de outra coisa por aqui, quisemos partilhar alguns detalhes muito interessantes que descobrimos com a investigação que fizemos ao longo deste último ano.
Terá um frasco desenhado de raiz para este lançamento.



Óleo Essencial de Sálvia
É o primeiro de 4 óleos produzidos com as ervas aromáticas da Chá Bravo. Para este lançamento teremos óleo essencial de sálvia, e daremos a conhecer os seus benefícios e utilizações.
Estão para breve óleos de tomilho, alfazema e alecrim.

Água Floral de Sálvia
Quando se faz uma destila de óleo essencial ganha-se um outro produto, a água floral. Assim tal como para o óleo teremos em breve águas florais de tomilho, alfazema e alecrim. Para agora teremos para apresentar a água floral de sálvia.

Vamos sair à rua com estes produtos, para os mostrar e apresentar. E isso vai acontecer no Greenfest 2013. O festival dedicado ao tema da sustentabilidade, que acontece no Estoril. Dentro do Greenfest existe a Greenfair, que é a exposição de bens e serviços, que acontece no recinto da FIARTIL.

Vamos voltar a falar sobre esta saída, mas fica já o convite para nos fazerem uma visita, no stand 19 do Greenfest, de 3 a 6 de Outubro.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cheira bem, cheira a: Alfazema, Sálvia, Alecrim, Tomilho

O outro título deste post podia ser: como ter uma colheita em 2 meses.
É verdade, a Chá Bravo fez a sua primeira colheita de ervas aromáticas. E a erva que foi produtiva em 2 meses foi a Sálvia. Bateu as nossas expectativas mais ambiciosas.
Em Maio começámos a plantar 0,5ha de Sálvia, mais coisa menos coisa 20.000 pés. Ficámos com um campo repleto de pontinhos verdes. Durante estes 2 meses, foram cuidadosamente vigiadas e tivemos de regá-las pontualmente, pois são muito novinhas para aguentar a canícula de quase 40º que se fez sentir nesta zona do Alentejo. Controlámos as infestantes, porque estamos a fazer uma plantação sem tela protetora anti-infestantes e tentámos controlar a pior das pragas que temos na quinta: os coelhos. O Pedro e o Sérgio, que estão a fazer estágio connosco, tentaram povoar a plantação:


Aparentemente as ervas em causa não são alimento de coelhos e ao fim de algumas tentativas acabaram por deixar as pobres em paz.
Finalmente há alguns dias terminámos a primeira colheita. E obtivemos quase 300kg de Sálvia, estamos verdadeiramente contentes!

O que fazer com os 300kg? Aprender!

Agora 232Kg estão a servir para testar vários processos de secagem. Como fomos quase apanhados de surpresa por esta produtividade tão elevada, tivemos de recorrer a alguma improvisação. O que no final está a provar-se bastante positivo porque nos obriga a aprender de base os princípios da secagem, porque é que uma dada temperatura funciona, porque é que é preciso haver ventilação, etc. Não foi só receber o equipamento (túnel de secagem), enfiar as plantas lá dentro e esperar. Há-de ser assim, mas por agora estamos a aprender pelo método experimental.
Como em todas as experiências, há testes que correm menos bem, e com eles aprendemos. Mas no geral os resultados são positivos.
Um dos túneis de secagem improvisados pelo Sérgio e pelo Pedro

Com os restantes 68kg fizemos uma destila. Ou seja recorremos ao processo de destilação para  obter o óleo essencial da Sálvia.
Exemplo de instalação de destila de ervas aromáticas - de Willemine de Jongh
Com esta destila conseguimos 6dl de óleo, uma excelente proporção, que é o produto principal.
Frascos com o óleo obtido da primeira colheita Chá Bravo - Sálvia

Mas da água que é usada para este processo ainda se obtém um sub-produto interessante que é o hidrolato de Sálvia. É uma água de cheiro, uma espécie de água floral. Temos 72lt para começar.

Agora em simultâneo com estas experiências e testes, vamos começar a distribuir amostras da Sálvia seca para potenciais clientes já contactados. Mas é muito provável que ainda venham a poder experimentar esta e as outras ervas em lindos pacotinhos que estamos a preparar.
O óleo e o hidrolato vão ser analisados por quem nos pode dizer qual a qualidade que têm.

Mas é um prazer continuar a olhar para o campo já colhido e ver que em breve terá nova produção prontinha!
Campo de Sálvia após primeira colheita de 2013
Qual será a próxima a estar pronta? A aposta da maestrina Teresa Laranjeiro, vai para o Tomilho.


Ou será o Alecrim?


Podem acompanhar atualizações sobre esta produção na página do facebook da Chá Bravo.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Algo completamente diferente ou como aromatizámos a quinta.

Este post é sobre o outro projeto que convive com a CactusExtractus mesmo ao lado do pomar das nossas figueiras da índia, a Chá Bravo.
Começou este fim-de-semana a plantação que vai trazer uma paisagem lindíssima à quinta onde está o nosso pomar de figos da índia. Trata-se da instalação das ervas aromáticas da Chá Bravo. Um projeto que irá instalar uma produção de ervas aromáticas, escolhidas pensando na região onde estamos: Alentejo. Em breve iremos conviver com Alecrim, Alfazema, Sálvia e Erva Cidreira.
Tudo começa com a chegada de 20.000 pés de sálvia (salvia officinalis). Um prado de sálvia na eira.

Os trabalhos de plantação estão a ensinar-nos muito sobre os princípios básicos de optimização de tarefas, não só em tempo mas em esforço físico. E os nossos tempos estão a melhorar de dia para dia... e acabam por lembrar a alguns de nós que não andam a mexer as pernas o suficiente...
Mas nada consegue descrever o prazer que é ver o terreno a ficar pintalgado de plantinhas verdes e imaginar que dentro de algum tempo estará cheio de arbustos de sálvia.

Algumas imagens da equipa da plantação: