A todos, mas mesmo todos, os que fizeram negócios connosco, que pesquisaram para nós, que apoiaram a nossa pesquisa, que nos forneceram figos, que quiseram ouvir a nossa história, que discutiram horas a fim connosco, que nos seguraram na mão quando precisámos ou que simplesmente acham os figos da índia frutos demasiado bons e com demasiado potencial para ficarem em segredo...
A equipa da CactusExtractus deseja um Feliz Natal!
Mostrar mensagens com a etiqueta pomar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pomar. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Os trabalhos no pomar.
O pomar está literalmente em manutenção. Por ser o ano a seguir à plantação é preciso alguns cuidados extra. As plantas são ainda muito jovens e apesar da sua enorme resistência, é necessário garantir algumas condições para continuem a crescer a bom ritmo.
O campo está lindo, cheio de flores coloridas, dá gosto olhar para a paisagem. É mesmo um local maravilhoso para um dia de trabalho.
O campo está lindo, cheio de flores coloridas, dá gosto olhar para a paisagem. É mesmo um local maravilhoso para um dia de trabalho.
Mas por baixo deste prado estão as nossas figueiras da índia, que precisam de todo o sol que puderem apanhar. Por isso a primeira tarefa é desbastar as ervas que as cobrem. É um trabalho de precisão, que optámos por fazer em duas fases. Depois de marcar o local onde está cada figueira, passamos a roçadora para definir as filas onde estão as figueiras, é a primeira fase.
![]() |
| Antes da passagem com a roçadora. |
![]() |
| Depois da passagem com a roçadora. |
Em seguida é necessário fazer a limpeza manual junto das plantas, para garantir um bom perímetro em volta delas completamente desimpedido. Desta forma irão beneficiar de todo o sol que precisam.
![]() |
| Fila depois de terminada a limpeza |
Ao mesmo tempo que limpamos também fazemos a poda das plantas. As obras artísticas que os coelhos nos deixaram podem colocar em causa o correto crescimento das figueiras, pois comprometem aquilo que será a base de uma planta que se quer robusta e com um formato que facilite a apanha dos frutos.
![]() |
| Antes da poda |
![]() |
| Depois da poda |
Dá trabalho é verdade, mas vale cada minuto, pois assim tentamos assegurar um pomar em excelentes condições para produzir muitos e suculentos figos da índia!
Da poda ainda vamos conseguir novas plantas para substituir aquelas que não sobreviveram, felizmente não são muitas. Ou seja a fase seguinte é: a retancha.
E no final do dia é excelente olhar para o campo florido, mas com as filas das nossas figueiras da índia à vista.
Saudações dos jovens agricultores de serviço.
Mais fotos aqui.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Pomar procura tratador.
O nosso pomar vai ter um tratador particular!
É verdade. Estamos à procura de um tratador (ou uma tratadora) para o nosso pomar. O nome técnico é Operador Agrícola.
Precisamos do tratador para todas as tarefas do pomar, podar as plantas, mondar, conhecer e lidar com as pragas, colher e tratar dos frutos, os figos da índia. A parte que é específica do nosso fruto nós ensinamos, e na verdade o resto também.
O que procuramos é alguém com muita vontade de trabalhar no nosso projeto. E que se interesse por produzir excelentes frutos em modo biológico. Para além disso há os aspetos mais práticos, tem de saber conduzir um tractor e manusear as alfaias e outras máquinas como a roçadora, nada de extraordinário. Também é importante que tenha como se deslocar até ao pomar.
Este tratador será incluído na candidatura que fizemos para realizar um estágio remunerado no pomar e isso obriga-nos a estabelecer como idade limite os 35 anos.
Será por 6 meses e depois... bom depois se houver o click, não queremos separar o pomar do seu tratador!
Os interessados podem apresentar-se à Teresa enviando mail para teresa.laranjeiro@cactusextractus.com. Temos muita urgência, porque a época de trabalhos no pomar já começou, queremos que o nosso tratador comece já!
domingo, 14 de abril de 2013
A retancha do pomar
Com a chegada do tempo sem chuva podemos finalmente começar a pensar nos trabalhos que é preciso fazer no pomar das figueiras da índia. Passou o ano zero em que o instalámos, entra o ano 1 em que fazemos contas às plantas que ainda temos. A equação é simples: [plantas colocadas] - [baixas provocadas pelos coelhos] - [baixas provocadas pelas geadas] = [plantas para a colheita deste ano]
Algumas plantas ficaram com formatos curiosos, graças ao talento de escultura dos coelhos, agora temos de cortá-las para que ao crescer não tenham pontos fracos. Alguns dos pedaços que vamos cortar irão servir para fazer a retancha das plantas que não sobreviveram.
Ainda não sabemos ao certo o resultado, mas num relance parece animador.
Próximos passos são:
- Planear os trabalhos de retancha
- Limpar as ervas que cresceram no pomar
- Cortar os pedaços das plantas que podem gerar novas plantas
- Retanchar, que é como quem diz replantar onde morreram plantas
![]() |
| Papel, post-its, caneta: Plano! |
São 77 filas de figueiras com mais de 6.000 plantas para monitorizar. É uma tarefa que parece gigante, por isso... que se comece já!
sábado, 1 de setembro de 2012
O pomar é picnic para os coelhos
O nosso pomar vai crescendo e este ano até já tem figos.
As plantas aguentaram com poucas baixas as geadas e depois o verão tórrido. Mas a maior ameaça que enfrentam é o ataque que os coelhos lhes fazem.
O pomar é um autêntico parque de merendas para eles, e nem precisam de trazer comida, porque o parque tem em abundância.
Aqui ficam algumas imagens do tratamento que dão a algumas das plantas. Claro que não comem os figos... estão verdes. Bandidos!
As plantas aguentaram com poucas baixas as geadas e depois o verão tórrido. Mas a maior ameaça que enfrentam é o ataque que os coelhos lhes fazem.
O pomar é um autêntico parque de merendas para eles, e nem precisam de trazer comida, porque o parque tem em abundância.
Aqui ficam algumas imagens do tratamento que dão a algumas das plantas. Claro que não comem os figos... estão verdes. Bandidos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.jpg)















